O chefe do PlayStation diz que os jogos estão chegando ao ‘PC, dispositivos móveis e nuvem’

O CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, disse que os jogos PlayStation da empresa se tornarão “onipresentes”, aparecendo em praticamente todas as plataformas (exceto outros consoles).

Alguns dos lançamentos de jogos para PC mais notáveis ​​dos últimos anos foram ex-exclusivos do PlayStation – embora vários anos depois de terem feito sua estreia nos consoles da Sony. Parece que essa tendência deve continuar, à medida que a Sony busca fontes de receita mais amplas fora do PlayStation 5. Em uma entrevista recente com investidores, o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, disse que os jogos do PlayStation serão expandidos para “PC, dispositivos móveis e nuvem”. ”

Yoshida conversou com o Norges Bank Investment Management em uma longa entrevista postada no YouTube (localizada pela Insider Gaming). A entrevista é bastante longa e holística – lembre-se de que a Sony fabrica de tudo, desde aparelhos de som para carros até Jeopardy – mas a parte relevante começa por volta dos 12 minutos.

Em resposta à pergunta “Como você vê o futuro dos jogos”, Yoshida disse:

Essa atitude parece refletir com precisão o estado atual do portfólio da empresa. Os jogos AAA publicados ou significativamente financiados pela Sony chegam primeiro ao PlayStation 5, seguido pelo PC, mas em números relativamente pequenos até agora. A Sony também tem pelo menos algum interesse em streaming de jogos, mas é fragmentado: você pode transmitir jogos do seu console PlayStation para um telefone, tablet ou PC. Você pode até transmitir por meio de uma conexão remota se a sua Internet doméstica for boa o suficiente, bem como transmitir uma coleção de jogos de console mais antigos do PlayStation Cloud no PC ou no celular. A Sony também começou a vender o PlayStation Portal, seu primeiro portátil desde o PS Vita, mas está limitado a uma conexão Wi-Fi com um console PS5.

Horizon: Forbidden West, a sequência do excelente Horizon: Zero Dawn, é o próximo grande lançamento do PlayStation Studios previsto para chegar ao PC no início deste ano. Os jogadores de PC estão ansiosos para que títulos como Ghost of Tsushima e Bloodborne apareçam na plataforma, mas até agora nenhum plano futuro não foi confirmado. Sequências de jogos já lançados para PC como The Last of Us Part 2, God of War Ragnarok e Spider-Man 2 parecem apostas seguras.

Quando questionado sobre o surgimento de modelos de assinatura, como o popular Game Pass da Microsoft, Yoshida abordou o modelo Plus do próprio PlayStation. O PlayStation Plus é necessário para a maioria dos jogos multijogador online no PlayStation e oferece uma biblioteca online de jogos a partir de US$ 15 por mês. Dito isso, ele não está otimista quanto à mudança no sentido de pagar pelo acesso a jogos mais recentes no modelo Netflix. “As pessoas geralmente jogam um jogo de cada vez”, disse ele, “então [assinaturas] do tipo ‘tudo o que você puder comer’ podem não ser tão valiosas em comparação com serviços de streaming de vídeo”.